Meus curtas-metragens favoritos

segunda-feira, agosto 24, 2015

Sou apaixonada por curtas-metragens animados. Admiro não só os traços perfeitos produzidos a partir da computação gráfica, mas principalmente o enredo, que é concebido por mentes criativas, repletas de senso de humor, e corações transbordantes de sensibilidade. Os curtas cativam os mais variados públicos  desde crianças até idosos. Alguns, em especial, me cativaram. Conheça quais e por quê.

La Luna (2011)


Neste curta mágico acompanhamos um menino, seu pai e seu avô numa noite de trabalho. Enquanto é apresentado ao inusitado ofício de sua família, ele recebe instruções das duas gerações a respeito de quais ferramentas usar. Contudo, algo inesperado acontece e o garotinho percebe que, para solucionar o então problema, precisa agir diferentemente de seus parentes.

Encantador do início ao fim, "La Luna" nos inspira a refletir sobre tradições e mudanças de paradigmas. A trilha sonora da animação é um dos seus pontos fontes: perfeitamente harmônica, ela me remete aos filmes de Chaplin.

 Parcialmente Nublado (2009) - assista aqui.


Toda criança já ouviu, pelo menos uma vez, que os bebês são entregues às mamães pelas cegonhas. Em "Parcialmente Nublado", descobrimos que isso é só metade da história. Antes de chegarem ao bico das cegonhas, os bebês e filhotinhos são criados por nuvens. Todas as criaturinhas são adoráveis e fofas, exceto as produzidas por Gus, uma nuvem cinzenta. Sofrendo para entregar crocodilos, porcos espinhos, tubarões e outros bichinhos rebeldes, Peck, a cegonha que trabalha com Gus, começa a sentir uma pitadinha de inveja das outras cegonhas. Será que ele prosseguirá com seu trabalho?

Este é, sem dúvidas, um curta que nos faz exclamar "own!". Mas "Parcialmente Nublado" não se restringe só à fofura, abordando questões como aceitação e diversidade. Com um desfecho inteligente e criativo, o curta nos mostra que nenhum trabalho é vão; pelo contrário, todos têm importância.

Paperman (2012) - assista aqui.


Se você acha que não é possível falar de amor à primeira vista sem ser monótono ou repetitivo, uma vez que o tema já foi largamente explorado, é porque ainda não assistiu "Paperman". A caminho de seu trabalho, um homem se interessa por uma jovem na estação de trem, mas não consegue falar com ela. Ao chegar no escritório, ele permanece entediado até vê-la no prédio ao lado. É quando ele começa a fazer inúmeros aviões de papel, numa tentativa desesperada de chamar a atenção da moça.

Achei muito interessante o fato de, em meio à atual avalanche de produções 3D, a Pixar ter criado um curta-metragem não só em 2D, mas também em preto e branco e mudo. O universo retrô da animação é inspirador e foi muito bem construído  desde a arquitetura dos prédios, passando pelos carros em circulação no trânsito até a caracterização dos personagens. "Paperman" ganhou também o coração da Academia, levando o Oscar de melhor curta-metragem animado.

♥ Pular (2003) - assista aqui.


Este curta não poderia, em hipótese alguma, ficar de fora dessa lista! "Pular" nos apresenta a um carneiro feliz e de bem com a vida, mas que, ao ser tosqueado e perder seu bem mais precioso, fica profundamente triste. Em determinado momento, surge um sábio "Lebríope" para aconselhá-lo e mostrá-lo que ele tem mais motivos para comemorar do que imagina.

Com uma música que não sairá tão facilmente da cabeça do espectador, "Pular" nos ensina a valorizar o dia das coisas simples e exercitar sabedoria para lidar com os diversos altos e baixos da vida.

♥ For the Birds (2000)


Leve e divertido, "For the Birds" conta a história de um pássaro grande e desengonçado que tenta se enturmar com um grupo de passarinhos. Apesar da simpatia, suas tentativas de aproximação não dão certo e começam a irritar os passarinhos, que não só riem de seu jeitão, mas armam um plano pra que ele se dê mal.

A moral? Essa é fácil: quem ri por último ri melhor.

♥ Feast (2015) - assista aqui.


Em "Feast" acompanhamos a história amorosa de um homem com base na comida que seu cachorro, um vira-lata comilão, recebe.

Acredito que esse curta não teria me ganhado tão facilmente se não fosse pela Lili, minha cachorrinha, que come de tudo, menos ração. O trabalho criativo e bem humorado da Disney fez com que "Feast" levasse a estatueta de melhor curta metragem animado.

You Might Also Like

0 comentários